sábado, 5 de abril de 2008

PROPRIEDADES FÍSICAS

PROPRIEDADES FÍSICAS

Uma propriedade física pode dizer inicialmente que é ama propriedade geral, ou seja, que não está ligada em particular a nenhuma substância.
A questão de uma propriedade é física ou química, é uma questão está sempre relacionada empecilho de classificar a propriedade tanto de um jeito como de outro. Podemos de certa forma conhecer algumas propriedades física pela seguinte lista:
massa, volume, massa específica, índice de refração, etc.
MASSA - é uma grandeza fundamental da física, antigamente, correspondia à idéia intuitiva de "quantidade de matéria existente em um corpo". Massa é um conceito central da mecânica clássica e de outras disciplinas relacionadas. Na teoria de relatividade, a massa de uma partícula não é invariante, como sugere a idéia clássica de massa, não varia entre observadores separados em diferentes sistemas de referências. Existem dois conceitos distintos de massa. A massa inercial que é uma medida da resistência de um corpo à aceleração e que se define a partir da 2ª lei de Newton, e a massa gravitacional, uma massa que provoca a atração gravitacional entre corpos e que se define pela Lei da Gravitação .
VOLUME - O volume de um corpo é a quantidade de espaço ocupada por esse corpo. Volume tem unidades de tamanho cúbicas (por exemplo, cm³, m³, in³, etc.) Então, o volume de uma caixa (paralepípedo retangular) de tamanho T, largura L, e altura A é:
V = T x L x A
Sua unidade no
Sistema internacional de unidades é o metro cúbico (m³). A seguinte tabela mostra a equivalência entre volume e capacidade.

MASSA ESPECÍFICA- massa volúmica ou massa volumétrica, define-se como a propriedade da matéria correspondente à
massa por volume, ou seja, a proporção existente entre a massa de um corpo e seu volume. Desta forma pode-se dizer que a massa volúmica mede o grau de concentração de massa em determinado volume.
Densidade é a relação entre a massa volúmica da matéria em causa e a massa volúmica de matéria de referência (a
água é geralmente tomada como referência). É uma grandeza sem dimensões, devido ao quociente. Quando se diz que um corpo tem uma densidade de 5, quer dizer que tem uma massa volúmica 5 vezes superior à da água (no caso dos sólidos e líquidos).
As designações de densidade absoluta e densidade, por vezes utilizados na língua portuguesa como sinônimos de massa volúmica, devem ser evitadas, devido à confusão e ambigüidade que podem originar. Na língua inglesa, o nome "density" designa massa volúmica, pelo que não deve ser traduzido para "densidade".
Massa volúmica da água à
pressão normal e à temperatura de 4 ºC, nesta situação a massa volúmica da água é máxima e igual a 1,00 g/cm³.
O
gelo ou, água no estado sólido, possui uma massa volúmica inferior àquela apresentada pela água em seu estado líquido.
Para definir a densidade nos
gases utiliza-se como massa volúmica de referência o ar, que nas condições Condições Normais de Temperatura e Pressão ([[Condições Normais de Temperatura e PressãoCNTP]]) (temperatura de 0 °C e pressão atmosférica 101 325 Pa) corresponde a 1,2928 kg/m3.
Quando se aumenta a
temperatura de um determinado fragmento de matéria, tem-se um aumento do volume fixo desta, pois haverá a dilatação ocasionada pela separação dos átomos e moléculas. Ao contrário, ao se diminuir a temperatura, tem-se uma diminuição deste volume fixo. A quantidade de massa existente num dado volume é chamada de massa volúmica.
Quando a matéria se expande, sua massa volúmica diminui e quando a matéria se contrai, sua massa volúmica aumenta. Com este conceito tem-se uma unidade de medida, que pode ser dada em
gramas (g) por centímetros cúbicos(cm3).

REFRAÇÃO - Refração de um modo simplificado, é a passagem da
luz por meios com diferentes índices de refração. A refração modifica a velocidade da luz, mesmo que a direção permaneça a mesma (caso a luz incida perpendicularmente à superfície).
IMPENETRABILIDADE - Esta palavra, que aparentemente não é muito curta e para algumas pessoas também não é de fácil pronúncia, deve ter um significado, como todas as outras palavras que o ser humano, o único ser racional do planeta Terra utiliza no seu vocabulário para o seu dia-a-dia. Esta palavra quando utilizada na Química tem o seguinte significado: Duas porções de matéria não podem ocupar o mesmo espaço ao mesmo tempo. Isso significa que: Onde existe uma matéria (coisa, algo, objeto, ser, etc...) neste mesmo local/lugar não pode ser colocado mais nenhuma matéria naquele mesmo momento.
Exemplo: Onde eu coloco uma cadeira (cadeira = matéria )não posso colocar outra no mesmo espaço ( mesmo lugar ), se eu colocar a cadeira 2 ou seja, outra cadeira em cima da cadeira 1 ou seja a primeira colocada naquele local a cadeira 2 logicamente nao estará ocupando o mesmo espaço que a cadeira 1, e assim sucessivamente.


Fonte
http://pt.wikipedia.org/wiki/Propriedade_f%C3%ADsica"

Nenhum comentário: